sábado, 10 de novembro de 2007

Chutando quem merece ser chutado

Vamos ver se consigo seguir a mesma linha do traço do Insanidade S/A. E para começar nada melhor do que apontar um alvo a ser chutado. Para quem nunca chutou uma bunda, vou explicar o Bê a Bâ do chutar bunda (no infinitivo), primeiro você encontra a bunda que precisa ser chutada, depois você chuta. Simples?! Agora, de que bunda estamos falando? Metaforicamente claro.(Não sei porque mas acho que estou chamando atenção do leitor com a palavra "bunda".Que seja "bunda, "bunda" e.... "bunda")

Há uns dias atrás estava conversando de um problema-mor brasileiro, educação, e acho que mais pessoas precisam ouvir sobre os frutos colhidos nela. Primeiro, convido qualquer um dos leitores a pisar o pé numa sala de aula para ver com os olhos a situação. Está uma merda. Eu posso dizer que está uma merda porque eu faço parte da merda, eu estudo na merda, eu vou tirar o diploma na merda. Agora por que? Se eu quisesse poderia dissertar um texto massante da corrupção do Brasil. As escolas não tem verba pra nada (tem que fazer greve para reformar escolas e até fazer apelo para sociedade), e os números que vemos na tv em investimento são teoricamente superfaturados. Mas esse não é a príncipal "bunda" que merece ser chutada(metaforicamente). O pior problema na escola publica é a falta de interesse do aluno. Um professor regular não dá uma aula ruim, porque ninguém quer o conhecimento desse cara, ninguém se importa se isso vai ser vir para alguma coisa. E o príncipal responsável não é o Estado diretamente(quem sabe indiretamente) nem o aluno proprimente dito.

O culpado são os pais. Na boa, são boas pessoas. Mas culturamente aqui no Brasil as crianças são reprimidas e não passam muito tempo com os pais. Não aprendem amar, ou falar de politica, não aprendem quem são e o quem querem fazer, não aprendem sobre o *fecha boca para causar impacto* sexo(olá, planjamento famílar). A instituição família está furada no Brasil, ligar a tv não é cuidar do seu filho. Deixar ele jogando video game 29h por dia não é educar filhos. Quantos pais e mães brincam com os filhos no Brasil? Cada ser humano nasce com uma coisa boa, acresenta coisas boas no decorrer da vida. Se um pai e uma mãe ensinar 10% das coisas boas que aprendeu na vida. Ai é possivel melhorar a educação. Porque coisas básicas como respeito ao professor elas não aprendem. Quem educa as crianças no Brasil é a Televisão(quem fica mais tempo com a criança os pais ou a tv?), e o que essas crianças aprendem de bom? Acumular dinheiro enquanto outras pessoas passam fome?. Comprar coisas? Qual balada vai rolar? A se intupir de cerveja? A tratar a mulher como um objeto?(voce vê comerciais de cerveja?). Uma pessoa formada em ensino fundamental da televisão não tem condição de ter ensino médio de escola. Só para não deixar de ser político, não posso deixar de reclamar da lei que impede de repetir o aluno de serie. Os politicos que criaram essa lei podem até está protegendo 0,1¨% dos alunos que são potencialmente vuneraveis a ficar traumatizandos por repetirem, mas vocês traumatizam 45% dos professores impossiblitando eles de exercer a função deles, ensinar.

Claro que existem professores que se acomodam em deixar os alunos na merda. Mas alguns professores lutam, e fazem o impossivel ensinando quem não quer ser ensinado, e eu vejo com os meus olhos o desgate psicologicos deles. E a esses eu presto a minha homenagem. A todos os professores que acreditam que ainda existem estudantes que querem estudar. Porque a educação no Brasil é teste de resistencia...

Nenhum comentário: